Porque a TOSA é importante?


tosa
A tosa de cães é, acima de tudo, uma questão de higiene e saúde, tanto para o animal, quanto para o seu dono, uma vez que o excesso de pêlos pode gerar o acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, nocivos para a saúde do bichinho e de seu dono

A tosa higiênica como o próprio nome diz é uma tosa para manter o cachorro limpo, deve ser feita a cada 15 dias ou ao menos uma vez por mês, a tosa higiênica consiste na retirada de pelos em regiões íntimas do cachorro por onde ficam acumulados resíduos de urina e fezes, esta tosa é feita na região do ânus, genitais, debaixo do rabo, na barriga e entre os coxins (almofadas das patinhas). Na barriga da fêmea costuma ser tosado da vulva até a altura da 3ª teta e no macho alguns dedos acima do pênis. Os cães transpiram pelas patinhas, então a retirada dos pelos entre as almofadinhas das patinhas facilitam a transpiração e evitam que o cachorro leve escorregões, além do acúmulo de sujeira que pode criar fungos e bactérias.

A tosa bebê levou este nome porque deixa o cão com a pelagem do tamanho que tinha quando era bebê, muito usada em cães com pelagem longa, como Lhasa Apso, Poodle, Shih-tzu, Maltês e Yorkshire. O comprimento dos pelos fica em torno de 2 dedos, é uma ótima opção para evitar que o pelo fique embolado.

Não existe um padrão fixo para tosas. A tosa é feita para atender as necessidades dos proprietários e tentar evidenciar as qualidades de cada animal e esconder os defeitos, então podemos assim encurtar ou alongar um cão, corrigir patas tortas e defeitos de angulação para que este cão tenha uma aparência e andar elegante.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *