DAPP- Doença Alérgica por Picada de Pulga


As pulgas são insetos pequenos que se alimentam de sangue, existem mais de duas mil espécies e subespécies no mundo, sendo que Ctenocephalides felis é a mai encontradas em cães e gatos. Os problemas com infestações de pulgas geralmente aparecem em climas quentes e chuvosos, porém podem ocorrer o ano todo. As pulgas são as causas mais comum de dermatopatias em cães e gatos.

A DAPP a dermatite alérgica por picada de pulga, geralmente ocorre por alergia a saliva da pulga, que causa uma coceira intensa (prurido), geralmente as lesões estão em região lombossacra (lombar), ponta da cauda, coxas e flancos.

Nos gatos a dermatite miliar puriginosa com variavél perda de pêlos (Alopecia), geralmente as lesoes estao em cabeça, pescoço , região lombosacral, coxas, abdômen. Outro sintoma são a falta de pêlos simétricos.

Importante é a erradição rigorosa das pulgas sendo o único tratamento.Cães e gatos que apresentem pulgas e todos seu contactantes devem ser tratados com aduticidas, sprays, spot-on e soluções de Banhos.Pergunte ao seu veterinário qual o melhor produto para o controle de pulgas!!

Não se esqueça de que o ambiente também deve ser tratado, os lugares onde os animais dormem, casinhas, caminhas, tapetes.

O prognóstico é bom se um controle rigoroso das pulgas forem feitos, lembre-se de que os Banhos frequentes são importantes!

Consulte sempre um veterinário antes do uso de qualquer produto!

Dermatite piotraumática, associada a picada de pulga

Dermatite piotraumática, associada a picada de pulga

Infestação Por Pulgas

Infestação de Pulgas

10636117_10204822542347156_3576827976249451173_n(3)


sobre Dra Desire Cunha

Artigos Publicado em revistas Veterinária Nosso Clinico, N°104 - Ablação total de conduto auditivo e osteotomia de bula timpânica,2015. Palestras Anestesia sacrococcígea em felinos Palestra apresentada no aprimoramento em Medicina veterinária na universidade Metodista, 2014. Projeto de Pesquisa Avaliação Audiológica em cães com alterações auditivas do tipo condutiva: impedanciometria e teste de reflexo acústico, 2015.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *