As pulgas são insetos pequenos que se alimentam de sangue, existem mais de duas mil espécies e subespécies no mundo, sendo que Ctenocephalides felis é a mai encontradas em cães e gatos. Os problemas com infestações de pulgas geralmente aparecem em climas quentes e chuvosos, porém podem ocorrer o ano todo. As pulgas são as causas mais comum de dermatopatias em cães e gatos.
A DAPP a dermatite alérgica por picada de pulga, geralmente ocorre por alergia a saliva da pulga, que causa uma coceira intensa (prurido), geralmente as lesões estão em região lombossacra (lombar), ponta da cauda, coxas e flancos.
Nos gatos a dermatite miliar puriginosa com variavél perda de pêlos (Alopecia), geralmente as lesoes estao em cabeça, pescoço , região lombosacral, coxas, abdômen. Outro sintoma são a falta de pêlos simétricos.
Importante é a erradição rigorosa das pulgas sendo o único tratamento.Cães e gatos que apresentem pulgas e todos seu contactantes devem ser tratados com aduticidas, sprays, spot-on e soluções de Banhos.Pergunte ao seu veterinário qual o melhor produto para o controle de pulgas!!
Não se esqueça de que o ambiente também deve ser tratado, os lugares onde os animais dormem, casinhas, caminhas, tapetes.
O prognóstico é bom se um controle rigoroso das pulgas forem feitos, lembre-se de que os Banhos frequentes são importantes!
Consulte sempre um veterinário antes do uso de qualquer produto!